Está pensando em entrar no mercado de alimentos congelados? Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a começar sua jornada empreendedora com sucesso.
Inicialmente precisamos entender as necessidades dos nossos futuros clientes. Investigando os tipos de congelados e anotando quais deles possuem alta demanda na região em que pretendemos atender e quem são as pessoas que mais compram esses produtos.
A partir deste ponto começamos a descobrir quais produtos queremos trabalhar, quais são obrigatórios no nosso projeto e criar novidades que se destaquem aos do nosso público escolhido.
Um plano de negócios bem elaborado é o mapa para o sucesso. Nele, você deve detalhar sua visão para a empresa, estratégias de marketing, projeções financeiras e planos operacionais.
Esse é o momento de descobrir o que vale a pena financeiramente, após a pesquisa anterior e o levantamento de custos conseguimos descobrir qual será o passo a passo da empresa.
Um grande exemplo para quem está iniciando esse processo é que comida congelada, pode ser:
Fitness: como as marmitas com receitas alinhadas ao objetivo do público, alimentação saudável com foco apenas em ter uma alimentação equilibrada, alimentação para emagrecimento, com quantidade reduzidas com base em dietas acompanhadas por nutricionistas, refeições low carb, doces com pouco ou nada de açúcar.
Massas: Geralmente massas feitas de forma artesanal, como capeletti recheado, que o cliente pode preparar na sua casa utilizando seu próprio tempero e facilitando o dia a dia e proporcionando algo diferente e prático.
Sucos Detox: Já existem empresas empenhadas em criar um mix de alimentos congelados para a produção de sucos detox, cada produto tem um objetivo diferente, trazendo as vitaminas necessárias.
Caldos congelados: Os caldos podem entrar ou não na linha fitness dependendo da receita, mas nos tempos frios todo mundo quer ter algo prático no congelador só esperando para aquecer.
Alimentação para bebês: Facilitar a vida das mamães que estão na correria, mas querem proporcionar uma alimentação saudável para os seus filhos, além das papinhas, receitas com temperos próprios que agradam o paladar do pequenos e não agridem a sua saúde.
Em todos esses nichos é necessária uma preparação para o envio até o cliente, sendo um deles deixar que o alimento esfrie por completo antes de congelar, aliás a embalagem escolhida precisa ir ao congelador e ao micro-ondas, por isso se a escolha for embalagens plásticas verifique se é BPA Free.
A melhor forma de enviar um produto com segurança alimentar e sem contaminação é fazendo a selagem dessas embalagens, utilizando uma Seladora Térmica, a JFC possui modelos de seladoras que vão te atender no início do seu negócio e modelos maiores que vão acompanhar o crescimento da sua empresa.
Nós trabalhamos junto com o cliente, por isso se você precisa de alguma orientação na escolha das embalagens e do maquinário pode conversar com nossos atendentes, para te indicar sempre as melhores opções para o seu caso específico.
Para quem já trabalha com congelados e quer aumentar a produção temos uma máquina desenvolvida para esse fim, a seladora térmica giratória, com ela é possível selar várias embalagens por um curto período, agiliza o processo de produção.
Uma dica é preparar todos as refeições, aguardar esfriar completamente, selar e por último levar ao congelador.
Por fim, uma boa estratégia de marketing é o que vai diferenciar sua marca no mercado. Use as redes sociais, marketing digital e outras ferramentas para alcançar seu público-alvo.
Pronto para dar o próximo passo? Com planejamento e dedicação, sua empresa de congelados pode se tornar uma referência no mercado!
Esperamos que este guia tenha sido útil. Se tiver mais perguntas ou precisar de ajuda com algum desses passos, não hesite em nos contatar.
Neste post, você aprendeu sobre a importância de usar embalagens adequadas para alimentos congelados, garantindo que eles mantenham sua qualidade e sabor durante o armazenamento e transporte. Além disso, entendemos como as seladoras térmicas são essenciais para assegurar que os produtos estejam bem selados, evitando queimaduras de freezer e contaminações. Compreendeu como esse blog pode ser fundamental para impulsionar os resultados da sua empresa de congelados?
Nos chame no WhatsApp!